Caso você não consiga visualizar este e-mail, clique aqui.

março 2012

SAMG aguarda resposta da reunião feita com a UNIMED

A Sociedade de Anestesiologistas de Minas Gerais (SAMG) encaminhou, no dia 4 de janeiro deste ano, uma solicitação para a UNIMED requerendo uma resposta sobre as questões levantadas na reunião entre a entidade e a cooperativa, em 27 de julho de 2011. Na ocasião foi solicitada à UNIMED- BH a extinção dos portes anestésicos 1 e 2. Acreditamos que os anestesiologistas que aplicam anestesias pelo sistema Unifácil devem receber os valores plenos.

Foi também solicitado a adequação dos honorários com o valor mínimo da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), edição vigente sem fator redutor. Em relação às anestesias realizadas para endoscopia e colonoscopia no mesmo paciente, foram requeridos que ambas sejam pagas. Além da solicitação, foi entregue um abaixo-assinado com quase 300 assinaturas com o mesmo pleito. No entanto, não houve resposta àquela reunião, nem tampouco a formalização do pedido do dia 4 de janeiro. Tentaremos novo contato para solicitar acordos mais justos

Novas armas para lutar pelos nossos direitos profissionais

Para ajudar em nossa batalha diária pelos nossos direitos, contratamos duas equipes especializadas, uma de assessoria de imprensa, e outra, jurídica.

Já foram publicadas diversas matérias mostrando a importância e a eficiência do profissional anestesiologista. Nas emissoras de televisão, Rede Minas e Rede TV, pautamos esclarecimentos sobre a importância do profissional e da sua função de aumentar a segurança dos procedimentos. O jornal Estado de Minas e a rádio CBN transmitiram nota sobre a Jornada Metropolitana de Anestesiologia (JOME), e ressaltaram as principais pautas do evento, como por exemplo, a luta por melhor remuneração.

A assessoria jurídica está nos orientando sobre a forma mais apropriada de requerer honorários mais justos. A SAMG trabalha com persistência para o reconhecimento do mérito da nossa especialidade, que é cuidar da vida do paciente.

SAMG alerta para a mudança de data do CBA

A Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais (SAMG) informa a todos os associados que ocorreram mudanças em relação a data do 59º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA). O evento, que ocorreria entre os dias 24 e 28 de outubro, foi transferido para o dia 23, e vai até o dia 27 do mesmo mês. Imediatamente consultamos o jurídico a respeito desta mudança e comunicamos, por carta destinada via correio, aos 300 pré-inscritos no evento. Ressaltamos ainda que, se o participante não puder comparecer na nova data definida, o dinheiro pago pela inscrição poderá ser exigido de volta.

Foram realizadas entre janeiro e março, três reuniões com a comissão executiva formada pelos os médicos. Tolomeu Casali, Alcebíades, Mucio, Marcos Cruvinel e Mozart Ribeiro. O encontro pautou sobre patrocínios e a organização do CBA. Outras reuniões foram realizadas para reunir os resultados da busca por apoio.

Novo portal da SAMG será mais seguro e interativo

A SAMG vai reorganizar e modernizar o seu portal. Muito mais seguro, o novo site ganhará mais informações e atualizações nas FAQ (Frequently Asked Questions / Perguntas Frequentes), e contará com atualização científica e espaço para videoaulas.

Além disso, a versão reformulada será uma nova ferramenta de prestação de contas. Com o usuário e senha criados pela SAMG, o associado terá acesso a todos os gastos. A navegação é simples e transparente, e todos os anestesiologistas poderão ver como o dinheiro arrecadado está sendo empregado.

O processo de produção está em fase de conclusão, com término previsto para abril de 2012.

VI Jornada Metropolitana de Anestesiologia - JOME

Nos dias 16 e 17 de março ocorreu a VI Jornada Metropolitana de Anestesiologia. O evento foi realizado no auditório do Hospital Biocor, com abertura oficializada pelo diretor-presidente da casa, Dr. Mário Osvaldo Vrandecic Peredo. Com o tema central "Melhorando a qualidade da anestesia e a

vida do Anestesiologista", a JOME integrou pautas como a conscientização dos aspectos da remuneração da categoria e reivindicação de novos acordos com os planos de saúde. A mesa-redonda do dia 16 abordou assuntos relacionados a situação atual da anestesiologia em Belo Horizonte. No segundo dia, a mesa-redonda priorizou temas como segurança e aprimoramento técnico-científico, monitorização, anestesia em crianças com doenças coexistentes e em pacientes especiais.

Da esquerda para a direita: Dr. Sergio Ricardo Botrel e Silva, Dr. Paulo Cesar de Abreu Sales, Dra. Helena Queiroz Costa, Dr. Juliano Rodrigues Gasparini, Dr. Fabiano Soares Carneiro, Dr. Rogério de Souza Ferreira e Dra. Claudia Helena Ribeiro da Silva

Da esquerda para a direita: Dr. Sérgio Jardim, Dr. Braulio Fortes Mesquita, Dra. Michelle Nacur Lorentz, Dr. Felipe Ribeiro da Silva Camargos, Dr. Renato Hebert Guimarães Silva e Dra. Nubia Campos Faria Isoni

Informações contábeis

A emissão do imposto referente à venda do imóvel (salas na avenida do contorno) em 2010 estava pendente. A corretora que efetuou a venda recebeu sua comissão, mas não forneceu nota fiscal, o que seria sua obrigação no ato do recebimento do dinheiro. Após dois meses tentando estabelecer contato com esta profissional, o problema foi solucionado. Nossa contabilidade efetuou o pagamento do devido imposto e regularizou a situação da SAMG para com a receita.

Também estamos elaborando junto à contabilidade o plano de apresentação trimestral das contas da SAMG para avaliação do conselho fiscal e acompanhamento dos sócios. Estudamos uma forma de colocar tais contas no nosso site, que poderá ser conferido por todos mediante a senha do associado. Desta forma, todos os anestesiologistas poderão acompanhar como a mensalidade paga pelos membros da sociedade está sendo empregada.

Informações jurídicas

Estamos com participação ativa no movimento da Coopanest em relação aos convênios que não querem negociar com nossa cooperativa. Nosso advogado está analisando o estatuto das outras cooperativas hospitalares.

Estamos verificando, junto ao jurídico da SAMG, a possibilidade de mudança do estatuto da sociedade. Segundo o adovogado, o estatuto prevê que, para haver mudanças, deveria haver presença de no mínimo um terço dos associados em assembléia geral. Portanto, para criação de comissões de honorários e de subespecialidades, será empregado o artigo 70 do estatuto, que permite a diretoria criar comissões para auxiliá-la.

Informações científicas

Terá inicio no dia 16 de abril o curso integrado para os residentes. O evento ocorrerá toda primeira segunda-feira do mês (exceto neste mês de abril) , na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), e abordará os principais temas referentes a anestesiologia.

Assembleia vai debater honorários dos anestesiologistas

A Sociedade de Anestesiologistas de Minas Gerais (SAMG) gostaria de convidar a todos os associados para uma assembleia geral, a ser realizada no dia 4 de abril. O objetivo da reunião é traçar estratégias para reivindicarmos honorários mais justos, sem que haja desgaste entre as partes. No encontro, será produzida uma lista com os procedimentos que demandam de anestesia, mas não tem porte anestésico. Posteriormente, iremos encaminhá-la aos órgãos competentes, solicitando soluções.

Prezado colega anestesiologista, estamos trabalhando por você na busca de reformulação dos nossos honorários e reconhecimento do grande mérito da nossa especialidade, que é cuidar da vida. Solicitamos que permaneçam unidos na luta pela valorização da categoria. Não faça parte da maioria silenciosa. Lembramos também que nossa classe vem sofrendo desgastes frequentes, decorrentes da má remuneração. Muitos já tomaram iniciativas para conseguir pequenas melhorias. Devemos apoiar os colegas que lutam para conquistar os nossos direitos.

Sociedade de Anestesiologistas de Minas Gerais
Rua Eduardo Porto, 575 - Cidade Jardim - Belo Horizonte- Minas Gerais - CEP 30.380-060 Telefax: (31) 3291-0901